quarta-feira, junho 13, 2007

vergonha

Dou-me de caras, estupefacto aliás, que a reitoria da universidade de Coimbra tenha tido um ataque de estupidez e de provincianismo (pelo menos) e venha solicitar à comunidade Universitária que votem no concurso "7 maravilhas" para que o paço das escolas posa figurar numa das "7 maravilhas portuguesas".

Eu até acho o concurso interessante - isso não está em causa, agora aquilo que se me afigura simplesmente ridículo é que cada câmara municipal ou neste caso a universidade, resolvam entrar numa verdadeira campanha eleitoral tentando que o seu monumento chegue aos 7 primeiros.




Se o consigo entender por parte da câmara municipal - afinal está a contribuir para o aumento turístico da zona e para as receitas do comércio, não consigo entender que uma universidade o faça.

Por diversas razões... será que a divulgação turística do paço das escolas trará mais e melhores alunos para a UC, trará mais prestígio, mais dinheiro, mais rendimentos a uma universidade há muito a contar tostões? Obviamente que hoje em dia não - já lá vai o tempo onde direito e medicina em Coimbra faziam uma universidade - hoje isso já não é suficiente.

O que a Universidade de Coimbra ainda não entendeu, e esta reitoria aparentemente também não, é que uma universidade como esta tem de divulgar outras valências - aquelas que fazem a diferença hoje em dia - como a investigação científica que faz (alguma com bastante qualidade), a qualidade e excelência do seu quadro docente (inquestionável), o seu ensino, a formação curricular e extra-curricular que proporciona, a formação humana...

Não será com certeza por termos um edifício absolutamente único, nos seus 1000 anos de história e na sua mescla ímpar de fortaleza, palácio e escola (paço das escolas) que atrairemos um estudante ou investimento de investigação que seja.

O paço das escolas é lindíssimo, mas a universidade tem de perceber que a sua função na sociedade não é essa, existe na região de Coimbra uma região de turismo para alguma coisa.

O próprio site da universidade incentiva a comunidade universitária a gastar o seu dinheiro em chamadas e SMS com o intuíto da participação neste concurso. Vegonhoso. É para isto que eu pago propinas?!?

É colocar a instituição Universidade a um nível que, na minha opinião ela não merece, tão pouco a sua comunidade.

Calados seguimos, recordando glórias do passado, tropeçando e caindo no futuro...

|
POR ONDE ME PASSEIO NA NET...