Claro que assim somos pequenos...
Vi o filme Fascínio do José Fonseca e Costa e fiquei curioso... Pareceu-me que faltava alguma coisa no final do filme - resolvi ler o livro.
O "livro" , sim pois chamar aquilo de livro é ofensivo, é um livrinho de bolso escrito por um autor brasileiro desconhecido (depois de ler o livro percebi porquê) - Tabajara Ruas. O livrinho é mau, é inexistente, é inocuo. lê-se numas horas, mas é como se nunca se tivesse lido...
Pior, percebes, lendo o livro a péssima adaptação (pormenores importantes na história foram simplesmente esquecidos no filme) e o livro fala de uma realidade (fronteira Argentina- brasil) muito diferente da nossa fronteira com espanha - por isso tem lógica no livro a fuga para Buenos aires do personagem e ninguém a percebe no filme !!! Entre outros pormenores...
Inacreditável, é a palavar que ma apraz dizer acerca da escolha deste livrinho para um filme - a pergunta que apetece fazer é: não existem livros, autores portugueses de qualidade? ou pelo menos de qualidade superior a este Tabajara Ruas? De certo que sim!
Não existe em Portugal autores capazes de fazer guiões de qualidade? temos de andar a gastar o nosso dinheiro a pagar direitos a autores brasileiros, e ainda por cima sem qualidade?
O estado tem de repensar a forma como investe o dinheiro em cultura... não basta termos um realizador português e autores portugueses para incentivar a produção nacional... então e autores portugueses?! que tal exigir-se também isso?
Assim somos de facto pequenos...
<< Home