Grandes Portugueses, pequena televisão
è para mim, também um facto - somos um povo grande, temos uma grande história, mas temos sobretudo uma grande gente - temos porém uma televisão de um estatuto minúsculo.
As televisões em sinal aberto, em portugal são mesmo muito más (excepção feita à 2, honra lhe seja feita). É um fenómeno europeu, é um facto. Mas não deixa de ser lamentável.
Já nem vou falar da informação, das Galas e dos filmes da década passad da TVI, nem vou falar das novelas da SIC, mas não consigo deixar de falar dos "Grandes portugueses" da RTP - reduzir a história nacional ao último século, tornar as figuras históricas nacionais, num quase reality show, tentando convencer o publico que de que alguma vez será possivel defenir o maior português é um logro. Pior que ser um logro é o péssimo serviço que é prestado a quem tenta aprender a história portuguesa.
O formato não é português, já andou por toda a europa, também é verdade - mas será que temos de importar todos os formatos que andam pela europa? Não? Então escolhemos os maus porquê?
<< Home